quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projeto : O uso das novas regras da Reforma Ortográfica nos textos escolares

Tema: Acordo Ortográfico
Escola: E.E.E.F. Professor Milton Pacheco
Clientela: alunos
Série: 5ª a 8ª séries
Turnos: manhã e tarde
Duração: julho e agosto de 2010

1.INTRODUÇÃO

O português é a quinta língua mais falada no mundo e tem duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento da língua como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas ( ONU ). O Acordo Ortográfico proposto em 1990, unirá a escrita de oito países, que ao eliminar as diferenças de grafia, formará um só bloco dominante onde o português é a língua oficial, beneficiando 240 milhões de pessoas que falam esse idioma no mundo.


2. JUSTIFICATIVA

A nova ortografia, embora já existente no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, será obrigatória a partir de 2012. O objetivo das mudanças é facilitar o intercâmbio cultural entre os páises que falam português.
Além disso, haverá a padronização do ensino de português ao redor do mundo.
Os alunos também poderão melhorar o aprendizado e ampliar seus conhecimentos utilizando o novo acordo.


3. OBJETIVOS

3.1. Gerais :
  • Compreender a importância do uso da nova ortografia;
  • Reconhecer a aplicabilidade correta da reforma ortográfica na linguaguem escrita.

3.2. Específicos :

  • Promover o hábito da leitura e da escrita;
  • Adotar as alterações introduzidas na ortografia da Língua Portuguesa;
  • Criar situações escolares que possibilitem o crescimento intelectual dos alunos;
  • Utilizar a Internet como fonte de pesquisa.


4. PROBLEMA

De que maneira a nova ortografi a contribuirá no desenvolvimento da língua escrita ?


5. METODOLOGIA

  • Utilizar site de busca na Internet para a pesquisa das regras que sofreram alterações de acordo com a nova ortografia;
  • Análise da pesquisa para o grande grupo através de um quadro comparativo (antes e depois da reforma);
  • Construção de um folder sobre as regras estudadas.

6. RECURSOS

  • Pincel e quadro;
  • Internet;
  • DVDs;
  • Livros;
  • Textos;
  • Professora, alunos, outros...

7. AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado pela sua participação na realização de atividades, principalmente, na apresentação do quadro comparativo ( antes e depois da reforma ) e a construção do folder com as normas estudadas.


8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TOMASI, Carolina e MEDEIROS, José Bosco. Ortografia - Novo Acordo da Língua Portuguesa. São Paulo : Atlas, 2008.

RAIMANDI, Naiara. Nova Ortografia. Porto Alegre : Abril, 2009.

BECHARA, Evalindo. O que muda com o Acordo Ortográfico? Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2008.

OSÓRIO, 10 de junho de 2010.

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