Tema: Acordo Ortográfico
Escola: E.E.E.F. Professor Milton Pacheco
Clientela: alunos
Série: 5ª a 8ª séries
Turnos: manhã e tarde
Duração: julho e agosto de 2010
1.INTRODUÇÃO
O português é a quinta língua mais falada no mundo e tem duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento da língua como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas ( ONU ). O Acordo Ortográfico proposto em 1990, unirá a escrita de oito países, que ao eliminar as diferenças de grafia, formará um só bloco dominante onde o português é a língua oficial, beneficiando 240 milhões de pessoas que falam esse idioma no mundo.
2. JUSTIFICATIVA
A nova ortografia, embora já existente no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, será obrigatória a partir de 2012. O objetivo das mudanças é facilitar o intercâmbio cultural entre os páises que falam português.
Além disso, haverá a padronização do ensino de português ao redor do mundo.
Os alunos também poderão melhorar o aprendizado e ampliar seus conhecimentos utilizando o novo acordo.
3. OBJETIVOS
3.1. Gerais :
Escola: E.E.E.F. Professor Milton Pacheco
Clientela: alunos
Série: 5ª a 8ª séries
Turnos: manhã e tarde
Duração: julho e agosto de 2010
1.INTRODUÇÃO
O português é a quinta língua mais falada no mundo e tem duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento da língua como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas ( ONU ). O Acordo Ortográfico proposto em 1990, unirá a escrita de oito países, que ao eliminar as diferenças de grafia, formará um só bloco dominante onde o português é a língua oficial, beneficiando 240 milhões de pessoas que falam esse idioma no mundo.
2. JUSTIFICATIVA
A nova ortografia, embora já existente no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, será obrigatória a partir de 2012. O objetivo das mudanças é facilitar o intercâmbio cultural entre os páises que falam português.
Além disso, haverá a padronização do ensino de português ao redor do mundo.
Os alunos também poderão melhorar o aprendizado e ampliar seus conhecimentos utilizando o novo acordo.
3. OBJETIVOS
3.1. Gerais :
- Compreender a importância do uso da nova ortografia;
- Reconhecer a aplicabilidade correta da reforma ortográfica na linguaguem escrita.
3.2. Específicos :
- Promover o hábito da leitura e da escrita;
- Adotar as alterações introduzidas na ortografia da Língua Portuguesa;
- Criar situações escolares que possibilitem o crescimento intelectual dos alunos;
- Utilizar a Internet como fonte de pesquisa.
4. PROBLEMA
De que maneira a nova ortografi a contribuirá no desenvolvimento da língua escrita ?
5. METODOLOGIA
- Utilizar site de busca na Internet para a pesquisa das regras que sofreram alterações de acordo com a nova ortografia;
- Análise da pesquisa para o grande grupo através de um quadro comparativo (antes e depois da reforma);
- Construção de um folder sobre as regras estudadas.
6. RECURSOS
- Pincel e quadro;
- Internet;
- DVDs;
- Livros;
- Textos;
- Professora, alunos, outros...
7. AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado pela sua participação na realização de atividades, principalmente, na apresentação do quadro comparativo ( antes e depois da reforma ) e a construção do folder com as normas estudadas.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMASI, Carolina e MEDEIROS, José Bosco. Ortografia - Novo Acordo da Língua Portuguesa. São Paulo : Atlas, 2008.
RAIMANDI, Naiara. Nova Ortografia. Porto Alegre : Abril, 2009.
BECHARA, Evalindo. O que muda com o Acordo Ortográfico? Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2008.
OSÓRIO, 10 de junho de 2010.
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